sábado, 7 de agosto de 2010

Sincronizando horário de servidor Windows com ntp do Brasil


Sincronização do Windows.


O Windows, desde a versão 2000, já traz consigo uma versão simplificada do NTP, o SNTP. A vantagem em utilizá-la é que não é necessário instalar nenhum outro software, basta realizar algumas configurações simples. A desvantagem é que ela não é muito exata, e seu computador pode ainda ficar adiantado ou atrasado alguns poucos segundos em relação à "hora certa".

Então, na maior parte das vezes, pode ser vantajoso utilizar um programa especializado pra fazer isso. O mesmo software que é utilizado na maioria dos servidores NTP, escrito por David Mills, que é o "pai" desse protocolo, funciona em Windows! E pode-se utilizá-lo sem problemas, mesmo que você não precise que seu computador se transforme também em um servidor de tempo.

Basta baixar o software acesse: http://www.meinberg.de/english/sw/ntp.htm e instalar (clique em NTP for Windows NT/2000/XP/2003/Vista e baixe a última versão disponível, quando este site foi escrito a última versão era ntp-4.2.4p4@1.1520-modena-o-win32-setup.exe), configurando os servidores: a.ntp.br, b.ntp.br e c.ntp.br. É necessário ter direitos de administrador no computador para fazer a instalação. A configuração recomendada pode ser vista à seguir, ela é um pouco diferente da gerada pelo instalador porque habilita as estatísticas e configura algumas restrições de acesso. É necessário substituir "Program Files" por "Arquivos de Programas" para Windows em português. O arquivo pode ser baixado em http://ntp.br/windows/ntp.conf 

# arquivo de "memoria" de escorregamento de frequencia
driftfile "C:\Program Files\NTP\etc\ntp.drift"
# habilita as estatisticas
enable stats
statsdir "C:\Program Files\NTP\etc\"
statistics loopstats peerstats clockstats
# servidores publicos do ntp.br
server a.ntp.br iburst
server b.ntp.br iburst
server c.ntp.br iburst
# aqui voce pode acrescentar outros servidores
# server outro-servidor.dominio.br iburst
# restricoes de acesso
restrict default kod notrap nomodify nopeer
Se você realizou essa instalação e quer acompanhar de perto o funcionamento do ntp e a qualidade da sua sincronização, pode instalar o NTP Time Server Monitor da Meinberg, baixando-o aqui  (clique em NTP Time Server Monitor, abrirá uma nova página, depois em Download NTP Time Server Monitor for Windows NT/2000/XP/2003 Server, e finalmente na última versão do software para download; quando este site foi feito a última versão era a ntp-time-server-monitor-1.0.exe). Ele é um software opcional: você não precisa dele para que seu Windows esteja com a hora correta, nem para monitorar o funcionamento do ntp. Mas com ele fica mais fácil monitorar o ntp e visualizar de forma gráfica a qualidade da sincronização. 


Se você optou por não instalar softwares extras, mas sim utilizar os recursos do próprio Windows para manter a hora certa, basta digitar os seguintes comandos numa tela de prompt: 
C:\> net time /setsntp:"a.ntp.br b.ntp.br c.ntp.br" 
C:\> net stop w32time 
C:\> net start w32time
O servidor ou lista de servidores com os quais o Windows está sincronizando-se pode ser consultado usando:
C:\> net time /querysntp
Ou então clicar no relógio, depois na aba "Internet Time", habilitar a sincronização automática via Internet e realizar a configuração dos servidores.

Se o seu Windows faz parte de um domínio, você pode não conseguir sincronizar individualmente seu computador. Nesse caso, leia a documentação sobre como funciona o Serviço de Tempo no Windows no próprio site da microsoft.





Nenhum comentário:

Postar um comentário