domingo, 25 de janeiro de 2009

Windows VISTA - Problemas de rede e Internet

Solucionar problemas de rede e conexão com a Internet

A solução de problemas de conexão pode ser um desafio, devido ao grande número de causas possíveis. Primeiro, siga estas etapas:

Para abrir Diagnóstico de Rede, clique com o botão direito do mouse no ícone da rede na área de notificação e, depois, clique em Diagnosticar e reparar.


Verifique se todos os fios estão conectados (por exemplo, se o modem está ligado a uma tomada telefônica que esteja funcionando, diretamente ou através de um roteador).

Se estiver tentando se conectar a outro computador, verifique se ele está ligado.

Se o problema iniciar após a instalação de um novo software, verifique se as configurações de sua conexão foram alteradas.




1.

Para abrir Conexões de Rede, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em

Rede e Internet, em Central de Rede e Compartilhamento e, depois, em Gerenciar conexões de rede.

2.

Clique com o botão direito do mouse na conexão e clique em Propriedades. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

Se essas etapas não solucionarem o problema, procure um problema específico na lista a seguir.


Não consigo conectar-me a outro computadores na rede doméstica ou não consigo compartilhar arquivos e impressoras com ele.

Isso pode acontecer por um dos seguintes motivos:

A descoberta de rede está desativada.


Para ativar a descoberta de rede:


1.

Para abrir a Central de Rede e Compartilhamento, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Rede e Internet e, depois, em Central de Rede e Compartilhamento.

2.

Se a descoberta de rede estiver desativada, clique em Ativar descoberta de rede e depois clique em Aplicar. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

Para compartilhar arquivos:Compartilhamento de arquivos, clique em Ativar compartilhamento de arquivos e clique em Aplicar. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

Para compartilhar arquivos usando a pasta Pública:Compartilhamento da pasta Pública, clique em Ativar compartilhamento para que qualquer pessoa com acesso à rede possa abrir arquivos ou Ativar compartilhamento para que qualquer pessoa com acesso à rede possa abrir, alterar e criar arquivos e clique em Aplicar.Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

Para compartilhar uma impressora:Compartilhamento de impressora, clique em Ativar compartilhamento de impressora e clique em Aplicar. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

Siga essas etapas no seu computador e em qualquer computador da rede que executa o Windows Vista ao qual queira conectar-se.

ObservaçãoA descoberta de rede é desativada por padrão em redes Públicas. A alteração do tipo de local de rede para Privada é outra forma de ativar a descoberta de rede.

O compartilhamento protegido por senha está habilitado.

O compartilhamento protegido por senha está habilitado por padrão em computadores em grupo de trabalho. Quando o compartilhamento protegido por senha está habilitado, os usuários de outros computadores na sua rede não poderão acessar as pastas ou impressoras compartilhadas a menos que tenham uma conta de usuário no seu computador. Há duas formas de habilitar o compartilhamento de arquivo ou impressora:

Crie contas de usuário idênticas em todos os computadores no grupo de trabalho (recomendável).

Desative o compartilhamento protegido por senha. Para desativar o compartilhamento protegido por senha, siga estas etapas:




1.

Para abrir a Central de Rede e Compartilhamento, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Rede e Internet e, depois, em Central de Rede e Compartilhamento.

2.

Em Compartilhamento e Descoberta, clique no botão de seta Imagem do botão de seta ao lado de Compartilhamento protegido por senha.

3.

Clique em Desativar compartilhamento protegido por senha e clique em Aplicar. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.


ObservaçãoO compartilhamento protegido por senha não está disponível em computadores que estejam em um domínio.

O computador ao você deseja se conectar não tem pastas compartilhadas.

Certifique-se de que há ao menos uma pasta compartilhada à qual você possa se conectar.

Os computadores não estão no mesmo grupo de trabalho.

Para obter informações sobre como integrar um grupo de trabalho, consulte criar ou ingressar em um grupo de trabalho. Observe que o nome do grupo de trabalho padrão no Windows Vista foi alterado para GRUPO DE TRABALHO.

O compartilhamento de arquivos está habilitado, mas as propriedades de compartilhamento na pasta ou impressora não estão definidas.

O compartilhamento de arquivos e impressora é um processo de duas etapas: primeiro você precisa habilitar o compartilhamento conforme descrito acima e depois deve definir as propriedades de compartilhamento no item propriamente dito ou movê-lo para a pasta Pública para que as outras pessoas possam acessá-lo.


O computador não tem com as atualizações mais recentes para o roteador.

Certifique-se de ter as atualizações mais recentes, verifique-as com o fabricante do roteador.



Não consigo me conectar á Internet através de uma conexão de banda larga a cabo ou DSL (linha de assinante digial).

Verifique o seguinte:

Se o modem está ligado.

Se o cabo Ethernet está conectado corretamente à porta Ethernet no modem e no computador. As extremidades de um cabo Ethernet têm esta aparência:

Ilustração de um cabo Ethernet
Cabo Ethernet

Se a linha telefônica está ligada corretamente ao modem e à tomada telefônica.

Se você não está usando um filtro DSL entre a tomada telefônica e o modem.

Verifique as luzes no modem. Elas algumas vezes podem indicar o local do problema — na conexão Ethernet, na alimentação de energia para o modem ou na conexão a cabo ou DSL.

Salve o trabalho, desligue o modem e, em seguida, desligue o computador. Aguarde 10 segundos e ligue o modem e o computador novamente.

Desligue o roteador, aguarde 10 segundos e ligue-o novamente.

Winsock corrompido pode causar problemas de conectividade. Para corrigir isso, abra Diagnóstico de Rede:




Para abrir Diagnóstico de Rede, clique com o botão direito do mouse no ícone da rede na área de notificação e, depois, clique em Diagnosticar e reparar.


Peça ao seu provedor para verificar o seguinte:

Se os servidores dele estão funcionando corretamente.

Se você possui uma conta de usuário no provedor e acesso ao serviço do provedor.




Não consigo me conectar á Internet usando uma conexão dial-up ou estou sendo desconectado.

Verifique se está discando o número correto, incluindo qualquer número de acesso necessário (como 9), e certifique-se de que o número não esteja ocupado.


Verifique se a tomada telefônica está funcionando. Para testá-la, conecte um telefone que esteja funcionando e verifique se há sinal de linha.


Verifique se o fio do telefone está ligado ao conector "linha" do modem, e não ao conector "telefone".


Verifique se o fio do telefone não está com defeito ligando um telefone que esteja funcionado ao conector "telefone" do modem. Se você ouvir um sinal de linha, o fio do telefone estará funcionando.


Se você tiver o serviço de chamada em espera, tente desabilitá-lo e se conectar novamente.


Seu provedor talvez o tenha desconectado caso você não esteja interagindo com o site por algum tempo. Tente se conectar novamente.


Se alguém tiver tentado usar o telefone enquanto você estava online, é possível que você tenha sido automaticamente desconectado. Tente se conectar novamente.


A maioria dos modems dial-up funciona somente com linhas telefônicas analógicas. Verifique se há linhas telefônicas analógicas instaladas ou, se as linhas telefônicas instaladas forem digitais, verifique se o seu computador possui modem digital.


Verifique se o modem está funcionando corretamente. Para obter mais informações, verifique as informações que acompanham o modem ou visite o site do fabricante.


Contate a companhia telefônica para verificar a qualidade da sua linha.


Se o computador tiver duas conexões de rede, o software de rede deverá escolher a conexão que será usada para o tráfego de rede. O software de rede escolhe a conexão com o melhor desempenho. Se a conexão A tiver conectividade com a Internet, mas baixo desempenho, e a conexão B não tiver conectividade com a Internet, mas desempenho de rede local melhor, o software de rede roteará o tráfego de rede para a conexão B. Isso significa que você não poderá exibir sites; portanto, o ícone de rede e o diagrama de rede na Central de Redes e Compartilhamento relatarão que você só tem conectividade local (sem Internet). Isso está correto, mas não é o que você deseja. Para forçar o computador a usar a conexão A (a conexão com acesso à Internet), desconecte a conexão B e tente novamente.




Não consigo me conectar á minha rede doméstica.

Verifique se o roteador e o modem estão ligados.

Se estiver usando uma conexão com fio, verifique se o cabo Ethernet está inserido no adaptador de rede do computador. As extremidades de um cabo Ethernet têm esta aparência:

Ilustração de um cabo Ethernet
Cabo Ethernet

Se estiver usando uma conexão com fio, verifique se o cabo de rede não está com defeito. Para fazer esse teste, use um cabo diferente do que o que está funcionando corretamente.

Verifique se o cabo está conectado à porta correta no roteador. Ele não deve estar conectado à porta de "uplink". Alguns roteadores também desabilitam a porta que fica ao lado da porta de uplink, portanto, tente usar uma outra porta.

Se estiver tentando se conectar a uma rede sem fio a partir de um PC móvel, verifique se o comutador sem fio do seu computador está ligado. O comutador está geralmente localizado na lateral do computador.

É possível que haja problemas com o adaptador de rede. Verifique a conexão da rede local (LAN):

Para abrir Conexões de Rede, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Rede e Internet, em Central de Rede e Compartilhamento e, depois, em Gerenciar conexões de rede.

O ícone de rede Imagem do ícone de rede será alterado dependendo do status da conexão de rede local, e haverá informações se o adaptador de rede não estiver funcionando corretamente. Além disso, se um cabo da rede local estiver desconectado, um ícone de status será exibido na área de notificação.

Use o Gerenciador de Dispositivos para verificar se o adaptador de rede está funcionando corretamente:

Você deve estar com logon de administrador para realizar essas etapas.




1.

Para abrir o Gerenciador de Dispositivos, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Sistema e Manutenção e, depois, em Gerenciador de Dispositivos.‌ Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

2.

Expanda a seção Adaptadores de Rede, clique com o botão direito do mouse no adaptador e, em seguida, clique em Propriedades.

3.

Em Status do dispositivo, verifique se o dispositivo está funcionando corretamente.

O driver do adaptador de rede talvez não esteja funcionando corretamente. Baixe do site do fabricante e instale a versão mais recente do driver.


Perco a conexão com a rede periodicamente.

O Windows pode estar desligando o adaptador de rede para economizar energia. Desative a opção de economia de energia nas propriedades do adaptador de rede (somente adaptadores de rede com fio):




1.

Para abrir Conexões de Rede, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Rede e Internet, em Central de Rede e Compartilhamento e, depois, em Gerenciar conexões de rede.

2.

Clique com o botão direito do mouse na conexão e, em seguida, clique em Propriedades. É necessário ter permissão do administrador Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

3.

Na guia Rede, clique em Configurar.

4.

Na guia Gerenciamento de Energia, desmarque a caixa de seleção Computador pode desligar o dispositivo para economizar energia e clique em OK.







Não consigo me conectar á rede da minha área de trabalho de casa (ou de outro local).

Verifique se digitou o nome do servidor VPN (rede virtual privada) exatamente conforme fornecido pelo seu administrador de rede.

É necessário que você tenha uma conexão com a Internet para permitir o funcionamento de uma conexão VPN.

Se tiver um modem externo, verifique se ele está ligado.

Contate o administrador de rede para verificar se você possui as permissões de domínio e de conexão apropriadas no servidor de acesso remoto.

Esse pode ser um problema de certificado. Para obter ajuda, contate o administrador de rede.

Uma conexão VPN não funcionará com um cliente proxy Winsock ativo. Contate o administrador de rede para se certificar de que o cliente proxy Winsock não esteja habilitado.

Se você souber o endereço IP (por exemplo: 131.107.10.25) de um site, digite-o na barra de endereços do navegador da Web e pressione ENTER. Se isso funcionar, provavelmente estará ocorrendo um problema de resolução de DNS (sistema de nome de domínio). Para obter ajuda, contate o administrador de rede.

Se você tiver um software especial necessário à sua área de trabalho ou instalado por ela, é possível que ele faça parte do problema. Para obter ajuda, contate o administrador de rede.

Se você souber o endereço IP (por exemplo: 131.107.10.25) do seu servidor VPN, digite esse endereço para a conexão VPN e pressione ENTER. Se isso funcionar, provavelmente estará ocorrendo um problema de resolução de DNS. Para obter ajuda, contate o administrador de rede.

É possível que esteja ocorrendo um problema com o servidor ao qual você está tentando se conectar. Para obter ajuda, contate o administrador de rede.


Quando tento me conectar usando uma conexão VPN, recebo uma mensagem que diz "O computador local não suporta criptografia", com o código de erro 741.


Isso pode acontecer quando a criptografia que o computador usa não corresponde à criptografia usada pelo servidor VPN. Para alterar as configurações de criptografia, para que o computador use a configuração recomendada de 3DES, siga estas etapas:




1.

Para abrir a Central de Rede e Compartilhamento, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Rede e Internet e, depois, em Central de Rede e Compartilhamento.

2.

Clique em Conectar-se a uma rede.

3.

Clique com o botão direito do mouse na conexão VPN e clique em Propriedades.

4.

Na guia Segurança, clique em Avançada (configurações personalizadas) e em Configurações.

5.

Na caixa de diálogo Configurações de Segurança Avançadas, em Criptografia de dados, selecione Criptografia de segurança máxima (desconecta se o servidor recusar) e clique em OK duas vezes.

6.

Clique em Conectar para tentar se conectar novamente.







Não sei como configurar uma conexão de entrada.

Siga estas etapas:




1.

Para abrir Conexões de Rede, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Rede e Internet, em Central de Rede e Compartilhamento e, depois, em Gerenciar conexões de rede.

2.

Pressione ALT se o menu Arquivo não for exibido.

3.

Clique em Arquivo e, em seguida, clique em Nova Conexão de Entrada.Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.




Não consigo compartilhar a raiz de uma unidade.

Para compartilhar a raiz de uma unidade, siga estas etapas:




1.

Para abrir Computador, clique no botão Iniciare, depois, em Computador.

2.

Clique com o botão direito do mouse na unidade e, em seguida, clique em Compartilhar.

3.

Na caixa de diálogo de propriedades da unidade, clique em Compartilhamento Avançado. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

4.

Na caixa de diálogo Compartilhamento Avançado, marque a caixa de seleção Compartilhar esta pasta, digite um nome de compartilhamento e clique em OK.

Observações
  • Você não pode compartilhar a raiz de uma unidade com um cifrão após a letra da unidade como nas versões anteriores do Windows. Por exemplo, não é possível compartilhar a raiz da unidade C como "C$," mas você pode compartilhá-la como "C" ou outro nome qualquer.
  • Por razões de segurança, recomendamos que você compartilhe somente pastas selecionadas e não a unidade inteira.


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