terça-feira, 21 de abril de 2015

O futuro do Java versus Navegadores

Clique e veja as maiores ofertas de Smartfones

Já não é de hoje que os maiores navegadores do mercado, culpam o Java pelo lentidão ao acesso a internet, além de julgarem o mesmo como inseguro, deixando o navegador vulnerável aos milhões de ataques que ocorrem diariamente.

No começo desse mês, Abril/2015, o navegador da gigante de buscas Google, cumpriu o que vinha prometendo a mais de 2 anos, que iria remover de seu navegador o plugin NPAPI, responsável pela ativação do Java no navegador, a partir da versão 42 do Chrome o plugin não vem mais ativado por padrão, apesar de ser possível a sua ativação manualmente, como veremos. Não podemos deixar de avisar que a partir de Outubro de 2015, não será mais possível a ativação manual, deixando de vez o suporte ao Java.

Para ativar o Java manualmente faça conforme a imagem abaixo, na barra:

- na barra de endereço digite: chrome://flags
- agora vamos procurar pelo plugin NPAPI, pressionando ctrl+f, e digite NPAPI
- CLiacamos e ativar e pronto, plugin ativado.

Chrome, ativação manual do java


Será que os outros grandes navegadores como o Firefox, Internet Explorer (Spartan codinome usado para a próxima geração do navegador que substituirá o I.E. da Microsoft), entre outros, irão caminhar no mesmo sentido?. Hoje o Java é utilizado por praticamento todas as instituições financeiras (bolsas de valores, bancos, etc), será mesmo que ele é tão inseguro... a nossa opinião é que isso ainda dará muito o que falar.