terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Configurando o roteador TP-Link 150M Wireless Lite N Router como AP - Parte 2

Melhores roteadores com preço incrível !!!

DHCP, DHCP Settings

Aqui determinamos se o endereço IP das estações, serão fornecidos automaticamente pelo roteador ou não (DHCP Server: Disable (Desabilitado) ou Enable (Habilitado)).

Determinamos também o endereço IP inicial (Start IP address) e o endereço IP final (End IP address) que será disponibilizado. Esse endereço IP cedido a estação de trabalho, tem um tempo para ser renovado (Address Lease Time) que varia de 1 a 2880 minutos.

Temos agora o Default Gateway, que é opcional, mas mesmo assim vamos informa-lo, será o mesmo número do endereço IP desse roteador 192.1681.3 .

O Default Domain, também opcional deixaremos em branco.

Já o Primary DNS, vamos informar o endereço IP do roteador que está ligado diretamente ao modem fornecido pela empresa que presta serviço de banda larga que é 192.168.1.2 e o Secondary DNS, colocaremos o IP do provedor no meu caso seria 200.204.0.10

DHCP, DHCP Clients List

Aqui é mostrada a lista de clientes (computadores) que estão pegando o endereço IP emprestado via DHCP.

DHCP, Address Reservation

Nessa opção podemos determinar que um determinado computador tenha o seu número IP pré estabelecido e sempre que ele se conectar ao roteador utilizará o mesmo número IP, esse controle é feito utilizando o endereço MAC da placa de rede, que é único para cada computador.

Agora vamos pular diretamente para:

 System Tools (Ferramentas do sistema),

Deixaremos de comentar essas importantes opções, porque elas não serão utilizadas nessa implementação. Aqui temos importantes opções como, acerto de data e hora do roteador, atualização do programa do roteador, backup de toda a configuração do roteador e a importantíssima opção de troca de senha.

Bom com essas informações básicas acredito que não haverá problemas para a configuração de sua AP, mas caso ainda tenha dúvida, ficarei muito feliz em responder seus comentários, até a próxima..
www.networkgolden.blogspot.com

sábado, 18 de dezembro de 2010

Configurando o roteador TP-Link 150M Wireless Lite N Router como AP - Parte 1

Resolvi escrever esse artigo por causa da dificuldade em encontrar informações sobre esse assunto na grande rede ou encontra-la incompleta. Vamos seguir os tópicos necessários para montar uma AP (Access Point). Partimos do ponto onde já temos um outro roteador também da marca TP-Link, mas poderia ser qualquer outra marca porque a lógica é a mesma, configurado, ligado diretamente ao seu modem pela porta WAN (Wide Area Network) do seu roteador.

Vamos conectar os roteadores ligando-os pelas portas lan, depois de ligados acessamos o roteador que será o AP, usando um navegador de sua preferência, a configuração inicial do roteador wireless TP-link é acessada pelo ip 192.168.1.1 e usando o login: admin e senha: admin, é recomendável a troca dessas informações no primeiro acesso.

Partimos logo, para a configuração do IP em:

Network, Lan

Aqui é mostrado o endereço MAC do roteador o endereço IP e máscara da sub-rede, vamos configurar o IP como 192.168.1.3

Network, Wan

Aqui não faremos nada, porque estamos configurando um AP, ok.

Wireless, Wireless settings

Nessa opção vamos configurar o nome da nossa rede SSID (nome qualquer com até 32 caracteres), vamos informar a região (Brasil), nas demais opções não é necessário fazer alteração.

Wireless, Wireless Security

Vamos cadastrar a senha para que os computadores acessem o roteador e tenham acesso a internet ou a pastas compartilhados em servidores, etc.

Usaremos WPA-PSK/WPA2-PSK por ser mais segura, deixaremos version (Automatic), encryption (Automatic) e PSK Password ( no mínimo 8 caracteres).

Wireless, Wireless MAC Filtering

Aqui é possível controlar o acesso ao roteador usando o endereço MAC das placas wireless dos computadores autorizados, aqui deixaremos por enquanto desabilitado, mas caso queira configurar, basta apenas informar os dados clicando em ADD NEW e preencher as informações solicitadas.

Wireless, Wireless Advanced

Aqui não precisamo alterar nada.

Wireless, Wireless Statistics

Nessa opção conseguimos visualizar o endereço MAC da placa de rede, do micro que está conectado, bem como a quantidade e pacotes enviados e recebidos.