Páginas

sábado, 18 de dezembro de 2010

Configurando o roteador TP-Link 150M Wireless Lite N Router como AP - Parte 1

Resolvi escrever esse artigo por causa da dificuldade em encontrar informações sobre esse assunto na grande rede ou encontra-la incompleta. Vamos seguir os tópicos necessários para montar uma AP (Access Point). Partimos do ponto onde já temos um outro roteador também da marca TP-Link, mas poderia ser qualquer outra marca porque a lógica é a mesma, configurado, ligado diretamente ao seu modem pela porta WAN (Wide Area Network) do seu roteador.

Vamos conectar os roteadores ligando-os pelas portas lan, depois de ligados acessamos o roteador que será o AP, usando um navegador de sua preferência, a configuração inicial do roteador wireless TP-link é acessada pelo ip 192.168.1.1 e usando o login: admin e senha: admin, é recomendável a troca dessas informações no primeiro acesso.

Partimos logo, para a configuração do IP em:

Network, Lan

Aqui é mostrado o endereço MAC do roteador o endereço IP e máscara da sub-rede, vamos configurar o IP como 192.168.1.3

Network, Wan

Aqui não faremos nada, porque estamos configurando um AP, ok.

Wireless, Wireless settings

Nessa opção vamos configurar o nome da nossa rede SSID (nome qualquer com até 32 caracteres), vamos informar a região (Brasil), nas demais opções não é necessário fazer alteração.

Wireless, Wireless Security

Vamos cadastrar a senha para que os computadores acessem o roteador e tenham acesso a internet ou a pastas compartilhados em servidores, etc.

Usaremos WPA-PSK/WPA2-PSK por ser mais segura, deixaremos version (Automatic), encryption (Automatic) e PSK Password ( no mínimo 8 caracteres).

Wireless, Wireless MAC Filtering

Aqui é possível controlar o acesso ao roteador usando o endereço MAC das placas wireless dos computadores autorizados, aqui deixaremos por enquanto desabilitado, mas caso queira configurar, basta apenas informar os dados clicando em ADD NEW e preencher as informações solicitadas.

Wireless, Wireless Advanced

Aqui não precisamo alterar nada.

Wireless, Wireless Statistics

Nessa opção conseguimos visualizar o endereço MAC da placa de rede, do micro que está conectado, bem como a quantidade e pacotes enviados e recebidos.